Sobre nós

fotodoclube

O Clube de Xadrez de Alto do Rodrigues (CXAR), foi fundado no dia de 30 de novembro de 2012.

Fundação

A cidade o Alto do rodrigues passa a ter uma maior tradição no xadrez com evento promovido por Cleando Cortez em 2006. Anos depois, jogadores que já praticavam xadrez, resolveram formar um clube, onde poderiam programar cronogramas de treinos e torneio, sempre prezando pela divulgação do esporte. Os fundadores do Clube foram Anselmo Carlos, Layzy Barbosa, Ronie Petrocio, Danilo Lemos e Júlio Cesar, figuras muito importantes para que o xadrez do munícipio se mantivesse vivo.

Eventos

Geralmente a todo final de ano comemoramos o aniversário celebrando-o com um grande torneio, também desde 2012 já tínhamos a cultura de participar de torneios em outras cidades da região, já jogamos muitos torneios em Guamaré, Mossoró e Açu, e também fora de nossa região, como torneios em Natal, Messias Targino, São Rafael, dentre outras cidades.

Direção
  • Para a organização o clube, desde seu inicio foi definida uma estrutura com uma liderança, o primeiro presidente foi Ronie Petrucio, seu vice-presidente foi Júlio Cesar, e a secretária Layzy Barbosa, esta diretoria ficou de 2012 até 2015.
  • Em 2016, Layzy Barbosa se tornou a segunda presidente, com Vice-presidente Anselmo Carlos e secretario Ronie Petrucio.
  • Posteriormente em 2017, assumiu Anselmo Carlos como presidente, seu vice-presidente era Danilo Fernandes, e o secretario se manteve Ronie Petrucio. Esta diretoria ficou até 2020.
  • A partir de 2021, foi eleita a diretoria que está atualmente, Danilo Fernandes Presidente, Anselmo Carlos vice-presidente e Danilo Lemos secretario.
Rating

Quase todos os anos simulamos circuitos de torneios no clube, de forma a definir quem foi o melhor naquela temporada, com objetivo de aumentar a competividade e assim incentivar mais o aprendizado. Mas foi a partir de 2019 que estabelecemos um modelo padrão, que hoje define nosso Rating Interno do clube, usado também para calcular o Rating da Temporada, nele é definida a premiação para o desempenho dos jogadores na temporada.

Apoiadores

Hoje estamos perto de completar 10 anos de história, uma história rica com grandes parceiros  e apoiadores que tivemos, como Cleando Cortez de Açu, Hélio Fernandes de Guamaré, Edenilson Melo grande apoiador do esporte na cidade de Alto do Rodrigues, dentre outros grandes incentivadores que tivemos e que fizeram essa história possível. 

E que venham mais 10 anos de Xadrez pela frente!